terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A dura vida de um socó deficiente


Quem passar junto a um tubo de esgoto nos fundos do jardim Santa Catarina, na zona norte de Sorocaba, poderá observar um socó bem de pertinho.


Isso ocorre não porque a ave já se acostumou com as pessoas, mas sim porque ela tem um problema no joelho esquerdo. Mesmo com asas grandes, o bicho não voa, pois não tem firmeza na hora do pouso.

Sem muita mobilidade, o jeito foi a ave se acostumar com o forte cheiro do bueiro e, tirar dali, sua alimentação diária.

9 de dezembro de 2009, terça, 7h55min.

3 comentários:

  1. Vicente esse é o blog da Rosana Hermann

    http://queridoleitor.zip.net/

    E tem o da Cora Ronái (que eu pedi o endereço) mas que já era papa da internet quando a gente ainda fazia faculdade.

    abraço
    Estela

    ResponderExcluir
  2. O Socó gosta de um bom peixinho fresco, passa o dia com esse pescoção encolhido até que de repente, zum! Estica o pescoço pra ver se tem peixe dando mole lá adiante. É um pássaro tranquilão mesmo esse socó. E é famoso: no Estado do Pará, o cantor e compositor Pinduca fez até uma música no ritmo do carimbó só para o socó ("Coça socó torne a se coçar/ e um socó só pra sete socó coçar"). Alimenta-se de peixes e, dizem, até alguma rãzinha que passa na sua frente. Gosta de ficar algum tempo embaixo do sol, mas a vida do bicho é pescar. O QUE ELE IRÁ PESCAR NESSE ESGOTO NOJENTO?

    ResponderExcluir
  3. Socó (Butorides striatus)
    Ave de 36 centímetros que vive nos manguezais, lagoas, brejos e outras áreas alagadas. (NÃO ESGOTOS) Alimenta-se de peixes, insetos, crustáceos, moluscos e pequenos sapos. (NÃO DE FEZES)Para tanto, fica imóvel bem perto da água e, ao avistar a presa, estica o pescoço e a captura. Constrói o ninho solitário ou em pequenas colônias.

    Muitas outras aves estão comendo porcaria por aí... nós humanos estamos e continuaremos a pagar caro por isso!!!

    ResponderExcluir

Pra lavar a alma

O velho e bom Ronaldo voltou a fazer, ontem, o que ele mais sabe fazer,gols. E olha que ele fez de cabeça, coisa que não é sua especialidade.