segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Esgoto faz logoa do Vitória apodrecer


A lagoa junto à praça de caminhada no parque Vitória Régia, zona norte de Sorocaba, está podre. Repórter autônomo flagrou hoje à tarde pelo menos cinco bocas de bueiro jogando esgoto na logoa, que deságua no rio Sorocaba.

O sergipano José Ventura de Carvalho, 82 anos, morador há 20 anos à beira da logoa, se admira ao saber que o Município já gastou mais de 100 milhões no programa de despoluição do rio Sorocaba. "Nossa, tudo isso! Engraçado, até pouco tempo isso aqui era tudo limpo, a água [da lagoa] era uma beleza, depois que passaram com os tubos mestres por aqui e fizeram o parque [pista de caminhada] parece que tudo piorou" comenta Ventura.

A 20 metros da porta da casa de José Ventura, três bocas de bueiros despejam uma carga de esgoto na loga que dá medo.

Na boca da tubulação, que junta esgoto com águas de uma nascente canalizada, forma-se uma pequena lagoa, onde peixes pulam em busca de oxigênio. No canal da pequena lagoa até à logoa maior, a água é escura, fedorenta e densa devido a poluição (foto - clic sobre ela e veja a degradação em detalhes)

Na tarde dessa segunda pelo menos uma dezena de trabalhadores - havia dois tratores, além de roçadeiras, enxadas, rastelos, caminhões e foices - embelezavam o local. De fato a praça estava até bonita e agradável, mas a beleza era paradoxal à pulição das águas.

1º de dezembro de 2008, segunda, 21h07min.l

Nota: noticiado na postagem anterior, fui verificar a possibilizade de peixes mortos, mas feliz, ou infelizmente, eles continuam na mesma agonia em mergulhos à superfície em busca de oxigênio.

Um comentário:

  1. Depois o ser humano reclama das catástrofes "naturais", como as enchentes de Santa Catarina, no sul do país... Mas continuamos a degradar rios e lagos e até mesmo os oceanos! A natureza tem nos cobrado um alto preço! O Próprio criador também nos cobrará: ELE "arruinará os que arruínam a terra"!
    Apocalipse 11:18.

    ResponderExcluir

Pra lavar a alma

O velho e bom Ronaldo voltou a fazer, ontem, o que ele mais sabe fazer,gols. E olha que ele fez de cabeça, coisa que não é sua especialidade.