domingo, 14 de dezembro de 2008

Grupo mantém viva a tradição do reizado

Um grupo de aproximadamente 20 pessoas radicadas em Sorocaba, do qual faço parte, mantém viva a tradição do reizado no município. Na verdade, o grupo mantém a tradição do reizado no Brasil, já que em Sorocaba, mesmo, pelo que se tem sabido até agora, a cidade não tinha essa cultura até 1989, quando ex-reizeiros do Paraná se encontraram e resolveram criar a Folia de Reis da Vila Formosa.

Há um mês o grupo, liderado pelo mestre José Copi e a bandereira Eva Borges, percorre a cidade. Ontem eles se apresentaram no centro da cidade. A andança vai até o dia 10 de janeiro, quando será feita a festa da chegada no clube Paranazinho, ali na Vila Formosa, zona norte. Sinta-se convidado.
História

O reizado tem origem portuguesa e chegou ao Brasil pelas mãos dos jesuítas como instrumento de colonização. Ao longo dos séculos se espalhou por diversos estados do Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e parte do Sul.

Cantando de porta em porta, as folias de reis narram a viagem dos três Reis Magos (Baltazar, Belquior e Gaspar) que, guiados por uma estrela, foram os primeiros a chegar à estribaria nos arredores de Belém, onde Jesus nacera, para adorar o Menino Deus, segundo literatura cristã.

14 de dezembro de 2008, domingo 22h07min

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pra lavar a alma

O velho e bom Ronaldo voltou a fazer, ontem, o que ele mais sabe fazer,gols. E olha que ele fez de cabeça, coisa que não é sua especialidade.