sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Homem salva urubu e ambos viram amigos


Um urubu de aproximadamente quatros meses é atração na Vila Colorau, onde mora, e na Vila Hortência, onde trabalha, na eletrônica Isquierdo.

A história de afinidade entre a ave e o técnico em eletrônica Nélson Amorim de Araújo, 37 anos, começou um dia qualquer, quando ele percebeu um pássaro, ainda filhote, e branco, sobre seu telhado.

"Subi pra pregar e me assustei. Ele estava estressado, bravo, roncava de agitado, dava medo, até! Fui falando com ele, fui chegando até passar a mão e ele se alcamar", narra Nélson, com um ar de satisfação.

Sem saber de que bicho se tratava, Amorim foi à internet e, comparando fotos, teve a certeza de que era um filhote de urubu. A mulher, Simone, condenou o marido pelo recolhimento ao saber da notícia.

Ele também conseguiu acalmar Simone "e hoje Zeca é como se fosse um da família".
Nélson conta que a vizinhança é simpática ao bicho e que a vida dele é ficar empuleirado num portão ou outro por horas e horas a fio. "Ele é calmo, quietão, não provoca ninguém".


TRABALHO

Na Vila Hortência é onde Zeca trabalha. Ele passa o dia sobre um porta-estátua, como se fosse uma. Dali, quieto e calado, não deixa de ser o garoto propaganda do patrão.
Querido na Vila, Zeca passa muito bem. Todos os dias come, na mão, cerca de 100 gramas de carne fresquinha doada por um açougue vizinho.
Se um dia Zeca quiser ir embora estará livre. "Não vou cortar as asas, não! Vou deixar pra ele decidir. Se eu pudesse escolher pediria pra ele ficar".

COSTUME FEIO

O bicho não é tão feio como nos faz imaginar pela fama de carniceiro que tem. Mas que tem um costume muito feito, tem! Como não tem glándulas para regular a temperatura do corpo, ele faz isso mijando freqüentemente nos pés.
Por isso os pés dos urubus são brancos. Essa foi uma das curiosidades que Nélson já descobriu do seu propagandista.

Sorocaba, 31 de outubro de 2008, sexta - 18h39min
Nota - essa não é, de fato, uma reportagem voltada ao meio ambiente; mas por se tratar de um gesto nobre e singular, repórter autônomo dicidiu publicar.

5 comentários:

  1. A mátéria é muito interessante pois mostra que podemos deixar o preconceito de lado e cuidar dos animais! (até de um urubuzinho) Cabe um elogio também ao repórter por sua sensibilidade ao perceber a ave enquanto caminhava pelas ruas do bairro.

    ResponderExcluir
  2. Dear Nelson,
    Nice picture! You look great, and I like Zeca very much!
    You are a person of love!
    você é um amor de pessoa.
    Nelson is my best friend!
    Meu querido Nelson!

    Your Chinese friend: Tingting (Maggie)

    ResponderExcluir
  3. Hello Nelson,my friend!
    I heard that Zeca can fly now, he is cute!He is my Brazil bird friend,ha ha.
    And Nelson, we are very proud to have you as our best friend! You are a very kindly friend. Jehovah God bless you e Simone!

    Your friend,
    Hank Zhang

    ResponderExcluir
  4. O bichinho agora tem uma comunidade em um site de relacionamentos:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=75057525&refresh=1

    ResponderExcluir

Pra lavar a alma

O velho e bom Ronaldo voltou a fazer, ontem, o que ele mais sabe fazer,gols. E olha que ele fez de cabeça, coisa que não é sua especialidade.