quarta-feira, 29 de outubro de 2008

É possível despoluir o Sorocaba sem limpar os riachos?


Para muitos, o rio Sorocaba está despoluído. Isso não é bem verdade. Pelo menos é o que repórter autônomo concluiu em seus 12 dias de andanças pelas beiras dos córregos sorocabanos.

Foram visitados seis córregos e cinco deles estão de dar dó. Como essas águas correm para o Sorocaba, é de se prever que a propaganda do governo municipal é uma e a realidade dos córregos, outra.
O ribeirão que corta o parque das Laranjeiras continua recebendo esgoto. Os moradores atestam, de fato, que a situação melhorou. Mas é fato, também, que em certos trechos a água fica demasiadamente escura e mal cheirosa com a carga de esgoto que recebe.

No córrego nos fundos do Paineiras é a mesma coisa. A água está escura e fedorenta. No jardim Paulista, então, a Sohovos e a população castigam o riacho e entre o Santo Amaro e São Guilherme o riozinho literalmente morreu. Foi soterrado pela erosão e pelo esgoto do bairro.

O mesmo acontece no Santa Cecília, onde um fio d'água limpa recebe uma carga de esgoto e passa a correr completamente turvo.

Entre os bairros Nova Sorocaba, Vilar Carol e Jardim Los Ângeles, então, a coisa é ainda mais crítica. É possível ver uma série de esgotos caseiros despejados no riacho. A água está completamente acinzentada e fedida.

Repórter autônomo formaliza logo mais a seguinte pergunta ao Saae, agência ambiental e ao senhor prefeito: Quando esses córregos vão deixar de receber esgoto e dos R$ 130 milhões investidos até agora não cabia nada a eles?

quarta, 29 de outubro de 2008 - 10h41min

Nota: o prefeito ainda não respondeu sobre o lixão que está se formando no Hebert de Souza e sobre esgoto no córrego entre Santo Amaro e São Guilherme. Ele será cobrado novamente hoje, quarta, 29.

Um comentário:

  1. É com alegria que aplaudo a iniciativa do blog, e com tristeza que podemos comprovar a ação do homem sobre a natureza.

    Creio que com as denuncias pertinentes feitas pelo blog tende a sensibilizar a comunidade e as autoridades locais para o problema.

    O aquecimento global é fruto da irresponssabilidade do homem com o meio ambiente, lutar contra essa logica nunca é remar contra a maré!.

    Parabêns pelo blog, e pela consciencia social.

    Josué de Lima
    Universitário e morador do Parque das Laranjeiras.

    ResponderExcluir

Pra lavar a alma

O velho e bom Ronaldo voltou a fazer, ontem, o que ele mais sabe fazer,gols. E olha que ele fez de cabeça, coisa que não é sua especialidade.