quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Nico, um amigo do Meio Ambiente


Há 18 anos esse paulista filho de baiano, de 55 anos, ajuda a preservar o planeta com seu trabalho marginal e solitário de catador.


Claudionor José Rodrigues, o Nico, levanta sempre de madrugada e "trabalho até cansar; quando canso jogo um colchão na área, ligo o som e coloco Luiz Gonzaga, Zé Pereira, eu gosto".


Ele conta que já chegou a recolher até 5 toneladas de lixo em um mês e que fatura em média 800 reais, "mas tem que trabalhar, se chegar em casa, encher a cara e for dormir não tem jeito".


Morador do Jardim São Camilo, zona norte de Sorocaba, Nico cresceu nas roças de Presidente Prudente, extremo Oeste de São Paulo, mas mora em Sorocaba há 35 anos. Foi operário na Eucatex, CBA, Estamparia Santo Antônio e em obras, como na construção do Shopping Esplanada.


Em 1990, sem emprego, partiu para a reciclagem, que hoje garante o seu sutento, o da baby, da kely e da cristina; três cadelas de rua que adotou em suas andanças diárias.



NOTA - Nico e tantos outros são, de fato, os verdadeiros agentes ambientais, pena que o Poder Público e a sociedade vêem, neles, apenas um coitado em busca de migalhas do lixo.


reporter autônomo

quarta, 22 de outubro, 2008 - 12h17min


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pra lavar a alma

O velho e bom Ronaldo voltou a fazer, ontem, o que ele mais sabe fazer,gols. E olha que ele fez de cabeça, coisa que não é sua especialidade.