sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Riacho do São Guilherme está morto


Por ironia do destino ou maldade dos homens, mesmo entre dois santos: Guilherme e Amaro, o riacho que divide esses dois bairros, na zona norte de Sorocaba, São Paulo, está morto.

Com nascentes encalacradas numa grota entres os dois bairros, numa fenda serpenteada entre barrancos de até oito metros de altura em aguns pontos, o riacho deu lugar ao esgoto.

"Há pouco tempo a gente brincava lá, agora não dá mais", diz Felipe, confirmado por outro Felipe, um Mateus, um Éverton e um Lucas; garotos entre 10 e 12 anos, que caçavam coleirinha em um capinzal pento da restinga que não pôde salvar o córrego.

O curso do riacho não deve medir mais de 400 metros, até desembocar num riozinho que recebe as águas dos espigões do Maria Eugênia e avenida Ipanema. Parte do leito foi assoreado e a água submergiu. Outra parte, entre uma vossoroca que desprotege as raízes das árvores, há, ora minicorredeiras, ora pequenos poços de água ultraescura e fedorenta.

Percorrer o leito desse riacho é algo triste. O título não é exageiro; o riacho morreu, mesmo!

Segunda-feira vamos ouvir o SAAE, Prefeitura, Polícia Ambiental, Cetesb, DPRN e loteadoras.

Não deixe de comentar, a sobrevivência desse blog depende do número de visitas. Se vc deixar um simples oi será o suficiente. Obrigado!!!!


17 de outubro 2008, 22h40min


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pra lavar a alma

O velho e bom Ronaldo voltou a fazer, ontem, o que ele mais sabe fazer,gols. E olha que ele fez de cabeça, coisa que não é sua especialidade.