sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Obras em parque soterram nascentes



A mancha avermelhada (esq.) é um olho d'água soterrado; no alto, esse esverdeado, é água podre do lago; abaixo, Sânder José (calção azul) e Carlos Aparecido, mostram mina que salvaram do soterramento.
É certo que o parque da Vila Formosa, em construção zona norte de Sorocaba, vai ficar bonito. Mas o número de olhos d´água que estão sendo soterrados com as obras no local é lamentável.

Repórter Autônomo foi ontem à tarde ao parque e constatou uma situação crítica e estarrecedora. As máquinas abriram verdadeiras estradas sobre as margens do córrego e soterrou uma infinidade de vertentes.

Para completar o desastre, o serviço de jardinagem da Prefeitura lascou grama sobre as nascentes a torto e a direito.
Com a redução dos vertedouros, o lago natural que o parque pretende ter perdeu a vasão e virou um brejo e, a pouca água que existe no local, parada, esverdeou e apodreceu.
"Essa [mina] aqui também foi aterrada, mas nós cavocamos a colocamos um cano pra gente beber água", conta o garoto Sânder José, 11 anos, ao lado de uma fonte que insiste em brotar sob a manta de concreto da pista de caminhada.

Das dezenas de olhos d'água, a obra preservou apenas uma fonte, mas ainda de forma equivocada. Ao invés de proteger os vertedouros com arborização, eles terraplenaram o brejo de onde vertia a água e a canalizaram.

DENÚNCIA

Há pouco mais de 4 meses a degradação do local foi denunciada por este repórter no jornal BOM DIA, quando ainda não era autônomo.

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), responsável pela construção do parque, disse, à época da denúncia publica pelo BOM DIA, que as obras contavam com o aval do DPRN, órgão máximo no Estado que trata dos recursos hídricos e naturais, e que as fontes estavam sendo preservadas.
A reportagem também acionou a Polícia Ambiental, que foi ao local e informou que tudo estava dentro dendro da lei.

Repórter Autônomo ecaminha, segunda-feira, essa reportagem-denúncia ao Ministério Público.

17 de outubro de 2008, 10h08min






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pra lavar a alma

O velho e bom Ronaldo voltou a fazer, ontem, o que ele mais sabe fazer,gols. E olha que ele fez de cabeça, coisa que não é sua especialidade.