quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Cor da água melhora, mas riacho continua à beira da morte



Após um mês da primeira denúncia, repórter autônomo volta ao riacho que divide os bairros Santo Amaro e São Guilerme, zona norte de Sorocaba, e constata pequena melhora apenas na cor da água.

O riacho continua assoreado e a erosão corroendo as barrancas e ameaçando as árvores. O lixo também infesta todas as curvas do leito, ora com poças, ora um fiapo d'água até sumir na areia.


Na primeira reportargem, o blog cobrou providências do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Eles informaram ter localizado o problema, uma rede de esgoto estourada, duas semanas depois e prometeram solucionar o caso na semana seguinte.

Na volta ao rio, ontem à tarde, reporter autônomo constatou que de fato a carga de esgoto realmente diminuiu. Mas o bueiro, uma boca de um meio metro de diâmetro, continua apontada para a fonte. Na verdade esse bueiro é o responsável pela morte do riacho, seja com esgoto ou com água de chuva. Mas ele continua lá, firme e forte.

É a força da água do bueiro que faz o leito do córrego e as barrancas se corroerem. Ao longo das barrancas de sua cratera, de uns 80, 100 metros de comprimento por até oito de altura, há pelo menos uma dezena de árvores ameaçadas. Elas podem cair a qualquer momento. Umas estão literalmente no ar!

Para completar o cenário de horror, o povo colabora, né! Tem resto de tudo o que você possa imaginar, com predomínio do plástico e tecido. Até uma TV foi atirada da barranca e, por capricho, se encaixou como uma luva sobre a raiz de uma árvores, que já fora vencida pela eroão.

A situação desse córrego é dramática. Repórter autônomo vai sugerir, na semana que vem, que pelo menos uma dessas autoridadess - prefeito, gerente da agência ambiental, comandante da Polícia Florestal, diretor-geral do Saae, secretário de urbanismo e meio ambiente, presidente da Câmara ou promotor do Meio Ambiente, visite o local.

Nota: é preciso estancar o processo de degradação desse córrego. É inadimissível deixar um riacho morrer em pleno século 21.

20 de novembro de 2008, quinta, 10h39min.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pra lavar a alma

O velho e bom Ronaldo voltou a fazer, ontem, o que ele mais sabe fazer,gols. E olha que ele fez de cabeça, coisa que não é sua especialidade.