terça-feira, 4 de novembro de 2008

Meio Ambiente ganha 4 milhões...e perde quantos?

A vinda da montadora Toyota para Sorocaba vai render aos órgãos que gerenciam o Meio Ambiente aproximadamente 4 milhões, segundo divulgação de representantes do Governo do Estado e da empresa.

A aplicação da verba, que foi discutida ontem à noite durante audiência no teatro municipal Teotônio Vilela, parou em uma encruzilhada. Nasceram três propostas: a criação de um parque em Sorocaba, a recuperação da devastada Floresta de Ipanema, em Iperó, e aplicação no parque estadual do Petar, em Apiaí.

Esses quatro milhões parecem muito, mas daria, mesmo, para equilibrar o estrago ambiental que a Toyota provocará no Município? Será que na construção da fábrica vai se respeitar as microbacias com todos seus olhos d'água, suas matas, nascentes e riachos? Com certeza o relevo vai mudar e, com ele, tudo vai desaparecer, inclusive a água.

As compensações ambientais são mea-culpas. No Petar, na Flora de Ipanema ou no parque em Sorocaba, onde for, ela não vai servir ao meio ambiente igual aquele ecosistema, todo estendido nos 480 hectares da futura fábrica, serve.

repórter autônomo vai acompanhar, na medida do possível, a transformação do local que hoje é terra, amanhã será aço!

Sorocaba, 4 de outubro de 2008 - terça, 7h44min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pra lavar a alma

O velho e bom Ronaldo voltou a fazer, ontem, o que ele mais sabe fazer,gols. E olha que ele fez de cabeça, coisa que não é sua especialidade.