sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Há décadas Saae cobra coleta de esgoto para jogá-lo em córregos


O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Sorocaba cobra a coleta de esgoto das residências sorocabanas há décadas, mas somente agora que cerca de 50% do resíduo é tratado.

Hoje uma conta de água no valor de R$ 35,00 vai custar o dobro ao consumidor, já que o valor da taxa da coleta do esgoto é praticamente o mesmo do consumo de água.

O triste é que, mesmo cobrado razoavelmente bem, o esgoto da metade das casas sorocabanas ainda vão para os córregos e correm a céu aberto.

Outra coisa que chama a atenção é que, mesmo com a cobrança ao longo dos anos, o Saae não implantou nenhuma política de tratamento do esgoto. Somente no final da década passada, com a grande maioria de recursos vindos de fora, que a autarquia começou a implantar o serviço de tratamento dos dejetos sorocabanos.

Até o momento já foram gastos aproximadamente R$ 130 milhões na instalação de emissários e estações de tratamentos, mas mesmo assim metade do esgoto continua indo para os riachos.

O prefeito Vitor Lippi previa, em tempo de campanha, que 100% do esgoto de Sorocaba seria tratado até o fim desse ano. Mas a meta de Lippi já foi por água abaixo.


21 de novembro de 2008, sexta, 18h53min

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pra lavar a alma

O velho e bom Ronaldo voltou a fazer, ontem, o que ele mais sabe fazer,gols. E olha que ele fez de cabeça, coisa que não é sua especialidade.