quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Exclusão do selo verde deve fazer cidade repensar postura ambiental

A não-inclusão de Sorocaba entre as 44 cidades que receberam o selo Município Verde, ontem, em São Paulo, deve servir de alerta para que as autoridades locais repensem a tímida política ambiental sorocabana.

É certo que quase 60% do esgoto doméstico da cidade começa a ser tratado, mas isso diz pouco. Praticamente todos os córregos de Sorocaba, em menor ou em maior grau, ainda recebe uma dura carga de esgoto (foto - boca de bueiro apontada para córrego).

As matas ciliares das beiras dos riachos estão desaparencendo; os loteamentos e construções públicas invadindo áreas de mananciais; as nascentes ameaçadas pela ocupação ou lixo e o programa municipal de reciclagem é tímido.
A cidade não tem, sequer, política para a redução de emissão de fumaça do transporte coletivo. É comum ver o excesso de fumaça dos ônibus, que não têm, inclusive, o cuidadoe de manter os escapes voltados para cima, como recomenda a boa conduta ambiental.

Grande maioria dos coletivos sorocabanos tem a boca do escape voltada para o chão, o que faz a fumaça demorar para se dispersar, prejudicando ainda mais a qualidade do ar. Nos terminais, no horário de pico, a fumaceira dos coletivos com seus escapes colados ao asfalto faz ardes os olhos.

Sorocaba perde em não ganhar o selo, pois não terá direito a privilégios em linhas de crédido para programas ambientais. Mas também não seria justo ganhar um prêmio sem merecer. A 118ª posição que conseguiu entre os 332 municípios que entram na disputa pelo prêmio ficou de bom tamanho e foi só conseguida graças ao programa de despoulição do Rio Sorocaba, um projeto grandioso e importante. Não fosse essa iniciativa, com certeza mereceríamos a rabeira da competição.


27 de novembro de 2009, quinta 12h6min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pra lavar a alma

O velho e bom Ronaldo voltou a fazer, ontem, o que ele mais sabe fazer,gols. E olha que ele fez de cabeça, coisa que não é sua especialidade.